O transporte de medicamentos é uma das operações logísticas mais complexas, as quais requerem cuidados especiais do armazém até o destino final. Pois, de modo geral, essas cargas possuem particularidades e regras específicas que visam a manutenção da sua integridade e segurança. Os fatores que mais preocupam se referem a luminosidade, umidade e temperatura que afetam diretamente todo processo.
Neste sentido, os cuidados não levam apenas ao cumprimento da legislação imposta, mas também melhora a satisfação dos clientes. Por isso, entender quais são os pontos principais é essencial para obter eficiência nesta operação.
Diante disso, a fim de saber mais sobre este assunto, a seguir, confira os principais cuidados e características relacionadas ao transporte de medicamentos. Acompanhe:
Exigências legais para o transporte de medicamentos
As operações logística de medicamentos abrange todos os procedimentos como armazenamento, manuseio e transporte, com o objetivo de garantir a qualidade, integridade e as propriedades do produto.
Sendo assim, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as transportadoras que atuam neste segmento, precisam contratar um farmacêutico que será responsável pelo controle e distribuição dos medicamentos. Esse profissional orientará toda operação e adequará as estruturas da empresa conforme o cumprimento das legislações à disposição das boas práticas de transporte.
Em razão disso, é necessário dispor das seguintes documentação: Certificado de Regularidade Técnica do Conselho Regional de Farmácia (CRF); A autorização de Funcionamento da Empresa (AFE), que é concedido pela ANVISA; Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) e Autorização de funcionamento cedido pela prefeitura local.
E ainda, em casos de movimentação de transporte de controle especial, isto é, remédios que necessitam de temperatura controlada, além da documentação acima é requerida uma autorização especial (AE), fornecido pela ANVISA.
Procedimentos padrão no transporte de medicamentos
Um dos requisitos básicos para o transporte de medicamentos se refere ao procedimento operacional padrão (POP), o qual deve conter a descrição detalhada da metodologia necessária para garantir excelência em todas as fases desse processo.
Dessa forma, a cada transporte há uma lista de fatores que devem ser verificados e avaliados, os quais podemos destacar:
Gestão
- Controle de documentos e registros;
- Macro fluxo de trabalho;
- Controle de reclamações com todas as informações necessárias para aplicação de ações corretivas;
- Treinamento sobre os procedimentos, de saúde, higiene, vestuário e conduta dos colaboradores;
- Qualificação dos fornecedores.
Qualidade
- Auto-inspeção do sistema de qualidade;
- Sistemas de qualidade definindo responsabilidades;
- Registros confidenciais.
Higiene
- Conservação, limpeza a manutenção dos equipamentos;
- Controle de pragas.
Logística
- Procedimentos de manuseio e armazenamento;
- Controle de temperatura e umidade;
- Definição de critérios que certificam o transporte seguro e adequado;
- Inspeção, contemplando todo o controle de recebimento, separação e expedição.
Afinal, como é feito este tipo de transporte?
Geralmente no transporte de medicamentos, os veículos são adaptados unicamente para realizar este tipo de operação.
Quando se trata de transporte em curta distância, faz-se necessário a utilização de micro-contêineres ou caixas de isopor. Já quando são trajetos de longas distâncias, carece o uso de baús refrigerados.
Dado isso, o mais comum é que os clientes escolham veículos com refrigeração. Pois, neles permitem a variação de temperatura ao longo do percurso, com intuito de certificar que o nível climático mantido dentro da caixa está em conformidade com a exigência de cada mercadoria.
Principais cuidados durante o transporte de medicamentos
Condição de armazenamento e transporte
Nestes casos, o armazém precisa dispor de câmaras frias para estocagem de remédios termossensíveis, como por exemplo, vacinas. Porém, o recomendado é que qualquer produto deste segmento, mesmo que não demande refrigeração, não seja exposto a uma temperatura de 25°C. Além disso, não deve ser transportado em ambientes úmidos, sem ventilação ou exposto ao sol.
Estabilidade do produto
A estabilidade nada mais é do que o período no qual o produto se mantém dentro do limite estabelecido e sob determinadas condições. Isso porque, questões como temperatura, ventilação, umidade, poeira e contaminantes, afetam a estabilidade do medicamento.
Condicionamento correto
Verifique as recomendações contidas nas embalagens do produto para definir os cuidados de conservação e atender os esforços determinados pelo farmacêutico da equipe. Outro ponto importante é escolher caixas adequadas para o condicionamento correto que evite avarias e vazamentos.
Segurança
O farmacêutico responsável terá como função analisar os produtos em questão, e caso encontre adulteração ou suspeita de falsificação deve separar ou notificar a ocorrência à autoridade sanitária, indicando o número do lote.
Portanto, nota-se que as operações referentes ao transporte de medicamentos exige cuidados específicos com o objetivo de assegurar a integridade dessas mercadorias. Devido a isso, as empresas que atuam nessa área devem seguir adequadamente todas as recomendações e assim garantir que as atividades sejam realizadas de maneira eficiente.
A Skillog logística integrada realiza o transporte de medicamentos com todas as licenças necessárias, veículos adequados, equipe capacitada e todo cuidado que essa carga demanda.