Início

Skillog

Soluções

Cotação

Contato

Blog

Blog

Acompanhe o blog Skillog e fique por dentro de nossos conteúdos

Blog

Acompanhe o blog Skillog e fique por dentro de nossos conteúdos

Entenda como funciona a logística multimodal e seus principais benefícios

sexta-feira, 28 outubro 2022

O transporte multimodal ou multimodalidade, refere-se a forma de entrega que utiliza dois ou mais modais de transporte para que uma mercadoria chegue ao seu destino final, sendo necessário que todo este processo seja feito sob o mesmo contrato jurídico. 

Desse modo, essa modalidade de transporte tem sido cada vez mais utilizada nas operações logísticas, já que garante benefícios consideráveis como agilidade e eficiência, ainda mais no que diz respeito aos processos de comércio exterior. 

Neste sentido, para entender mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a logística multimodal e seus principais benefícios. Confira:

Afinal, como funciona o transporte de cargas multimodal?

Primeiramente, para realizar as operações do transporte de cargas multimodal, é fundamental contar com um Operador de Transporte Multimodal (OTM). Isso porque, trata-se de uma empresa logística que será responsável pelo envio das mercadorias, isto é, todas as etapas serão realizadas por meio dele, desde a coleta, os processos burocráticos até a entrega ao destinatário final.

Geralmente, neste processo, ocorre uma redução significativa de custos, visto que o pagamento é referente apenas a um único frete. Por consequência, proporciona maior praticidade, agilidade, redução de falhas, além da diminuição de problemas operacionais. Em função disso, essa modalidade é vista como vantajosa para determinados tipos de demandas, ainda mais que desburocratiza algumas etapas e permite o aproveitamento da melhor infraestrutura disponível. 

Mas, para que tudo ocorra adequadamente é necessário a atuação do Operador de Transporte Multimodal (OTM), que tenha registro válido na Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). Dado que, na operação multimodal exige-se a emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas  (CTMC), documento que valida a contratação de prestação de serviços.

Os modais envolvidos 

De modo geral, a multimodalidade envolve modais como o rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário e dutoviário.

Rodoviário – Este é o modal mais utilizado do país, com cerca de 60% da movimentação de mercadorias realizado por via terrestre. Ou seja, em rodovias, estradas ou ruas, a partir de veículos como carretas, caminhões, bagageiro de ônibus, carros e às vezes até moto. Posto isso, a sua maior vantagem é a acessibilidade, uma vez que consegue acessar as rotas mais difíceis. E com relação a desvantagem, esta é a insegurança das estradas que, em alguns casos, ocorrem roubos e furtos. 

Vale ressaltar que este transporte movimenta todo e qualquer tipo de mercadoria e é o mais utilizado para complementar os outros modais neste tipo de operação.

Aéreo – O modal com maior crescente dos últimos anos, especialmente, por conta da sua agilidade, sendo o mais indicado para entregas urgentes e de produtos valiosos. É realizado por vias aéreas, a partir do uso de aeronaves, tendo como maior desvantagem os altos custos, em contrapartida, a maior vantagem é a segurança. 

Marítimo – Modalidade realizada por via marítima (mares) e fluvial (rios e lagos), a partir do uso de navios. Sendo assim, sua principal finalidade é o transporte de matérias-primas, pois possui grande capacidade de carga e pouca taxa de acidentes. 

Ferroviário – É o transporte menos utilizado do país. Em virtude que, há pouca infraestrutura para esse tipo de movimentação de mercadorias, que é realizado por trens em vias férreas, e sabe-se que no Brasil, existem poucas ferrovias. Neste modal é comum o transporte de cargas de baixo valor agregado. 

Dutoviário – Transporte feito por meio de tubulações. Considerado econômico, seguro, além de funcionar 24 horas por dia. No entanto, transporta pouca variedade de produtos, atualmente serve somente para água, cerveja, derivados de petróleo, gás e minérios.

Benefícios do transporte multimodal 

Conforme já mencionado, o transporte multimodal oferece benefícios importantes para todos os envolvidos nas operações. Ainda mais que, combina de forma eficiente, diferentes modais. Por isso, entre os principais benefícios podemos destacar:

Redução na burocracia 

No processo multimodal é necessário somente um operador nas atividades, assim garante mais comodidade e segurança. Logo, diferentemente das outras operações que utilizam apenas um modal, a multimodalidade permite que o documento fiscal CTMC seja válido durante todo processo. Consequentemente, é dispensado, por exemplo, várias assinaturas de contrato.

Centralização das responsabilidades 

Com o OTM nas operações multimodal, haverá a centralização das responsabilidades, isso porque, ele ficará responsável por todo processo, da coleta da mercadoria até a entrega no destino final. 

Redução de custos 

Outro fator benéfico oferecido por esta operação, é a redução de custos, sobretudo porque permite a utilização da melhor infraestrutura disponível. Além disso, reduz-se também os gastos indiretos, ou seja, os que são usados com recursos humanos.

Expansão no mercado 

A partir do uso de diferentes modais de transporte propicia que a empresa aumente suas demandas, se tornando cada vez mais competitiva e reconhecida perante o mercado.

Portanto, nota-se que o transporte multimodal é uma operação crucial para as atividades logísticas, já que auxilia no atendimento das necessidades dos clientes, adequando diferentes modais para uma mesma operação. Com isso, obtém-se vantagens competitivas, garantindo maior eficiência, agilidade e segurança. 

Dúvidas?

Entre em contato conosco

Atendimento online

Tenho interesse